FRETES PARA CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA!

Como escolher a válvula certa para cada aplicação?

Olá, companheiros da construção! Hoje, vamos entender um tema que gera muitas dúvidas entre as pessoas: Como saber se estou adquirindo a válvula certa para a minha necessidade?

As válvulas podem parecer componentes simples, mas são equipamentos essenciais que controlam o fluxo de líquidos e gases nos canteiros de obras. Escolher a válvula perfeita para sua aplicação específica pode ser uma tarefa assustadora, mas não tenha medo! Preparamos 4 dicas valiosas que ajudarão VOCÊ a fazer a escolha certa para resolver os seus problemas!

Então, pegue seu capacete e vamos lá!

Entendendo os tipos de válvulas:
Desvendando os segredos de cada área.

Antes de entendermos como selecionar as válvulas certas para nossas necessidades, devemos nos familiarizar com os diversos tipos de válvulas à nossa disposição. Das clássicas válvulas de esfera às incríveis válvulas globo, cada tipo possui características e funcionalidades únicas. Dentre as válvulas mais comuns utilizadas no mercado, temos: borboleta, esfera, gaveta, globo, retenção, agulha e bloqueio absoluto, cada uma adequada para diferentes tarefas. 

Escolher a válvula certa proporcionará um melhor desempenho na solução do seu problema, além de garantir uma maior durabilidade durante o seu uso contínuo.


Solução certa para o problema: Combinando a válvula com o propósito.

 

Agora que você entendeu o básico, é hora de encontrar a válvula perfeita para suas necessidades de construção. Identifique os requisitos de controle de fluxo do seu projeto, pois cada tipo de válvula se destaca em situações específicas. 

Para ficar mais fácil, separamos por tipo e por aplicação cada tipo de válvula existente:

● Válvula borboleta – utilizada no ambiente industrial para regular líquidos e gases variados, sendo perfeita para sistemas de baixa pressão.

● Válvula Esfera – usada nas mais diversas áreas da indústria e é perfeita para sistemas que necessitam de fechamento imediato. Também é idela para o uso nos mais variados tipos de pressão.

● Válvula Gaveta – esse tipo de válvula é o mais usado nos ambientes industriais. É ideal para sistemas em que os processos de abertura e de fechamento não são rotineiros, uma vez que o seu acionamento é mais lento quando comparado com os outros tipos de válvulas.

● Válvula de Retenção –  modelo feito para impedir a reversão de fluxo. Seu sistema automático permite com que a mesma bloqueie o sistema caso haja alguma alteração no sentido de ida dos materiais. 

● Válvula Agulha – seus mecanismos de fechamento utilizam, normalmente, agulhas feitas de ligas de metais, tais como o aço inoxidável e bronze. São usadas em ambiente industrias que necessitam de altíssima precisão nos processos de abertura e fechamento do sistema.

● Válvula Globo – essa válvula é ideal para o uso em sistema onde os processos de abertura e fechamento são constantes, uma vez que o seu acionamento é rápido quando comparado com o dos outros modelos. Ideal para o controle de líquidos, gases, água, petróleo e vapor, podendo atuar sob diversos níveis de pressão.

Escolha com sabedoria e você estará fazendo o melhor uso possível do seu equipamento!

Fatores a serem considerados:

Como em qualquer área profissional, existem fatores cruciais a serem considerados antes de tomar decisões. Escolher a válvula certa para as suas necessidades não é diferente. 

As condições de pressão e temperatura em seu canteiro de obras desempenham um papel fundamental na escolha da sua válvula, pois tais condições podem causar danos e, consequentemente, alterar o funcionamento do equipamento. Além disso, não se esqueça da compatibilidade de materiais! Escolha uma válvula criada a partir de materiais que possam suportar os elementos e as substâncias que eles controlam. A combinação certa garantirá que suas válvulas funcionem com máximo desempenho e e por muito mais tempo.

 

Evitando erros dispendiosos: Como evitá-los?

Não é raro vermos pessoas escolhendo equipamentos que são inadequados para as mais diversas situações, principalmente válvulas, uma vez que existem inúmeras especificações que precisamos estar atentos. Mas não tenha medo, estamos aqui para protegê-lo de possíveis erros que podem acontecer! 

Recomendamos que você consulte especialistas experientes em válvulas para guiá-lo em sua missão. Não caia na tentação de cortar na qualidade. Investir em válvulas confiáveis irá salvá-lo de futuros desastres. Lembre-se, as válvulas certas vão permitir com que você tenha menos dor de cabeça com altos custos de manutenção e reposição ao longo do tempo de uso.

 

Parabéns, companheiros da construção! Agora, você está pronto para escolher as válvulas mais adequadas para as suas necessidasdes. De válvulas de esfera a válvulas globo, lembre-se de que cada tipo possui características únicas. Domine a arte de combinar válvulas com o propósito do seu projeto, considerando pressão, temperatura e compatibilidade de material. 

E nunca se esqueça: buscar orientação de especialistas em válvulas irá protegê-lo de erros caros que podem ser evitados. Agora, vá em frente e utilize esses conhecimentos para extrair o melhor de cada válvula existente! 

 
×